quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Sobre a Felicidade:





Segundo Nietzsche, "o que faz da felicidade felicidade é o poder esquecer", em outras palavras, felicidade é "a capacidade de se instalar no limiar do instante, esquecendo todos os passados...". Por isso, talvez, que para a maioria das pessoas a felicidade é representada pela infância, essa idade onde não existe o peso do passado nem o do futuro, só a leveza do presente. Nas palavras de Milan Kundera: “as crianças também não têm passado, e é esse todo o mistério da inocência mágica do seu sorriso”.
Se Nietzsche estiver certo, ninguém, além das crianças, é plenamente feliz. Vivemos sob o peso das nossas lembranças e as incertezas quanto ao nosso futuro. A felicidade nos aparece como lampejos, alguns duram muito, outros nem tanto. Só ficamos felizes quando experimentamos o ato de esquecer, quando nos agarramos ao exato instante do agora. Quando sentimos “a-historicamente”.
Entretanto, nenhum homem (ou pouquíssimos) pode viver a-historicamente, o passado sempre estará presente e com ele sempre travaremos lutas. Quando muito, experimentamos um estado muito semelhante à apatia, mas não podemos tomá-lo como um estado de felicidade. O que nos resta? Reconhecer que nenhum homem é feliz, que tem apenas momentos de felicidade.
Não me condene! Não estou sendo pessimista. Reconhecer a raridade da felicidade é valorizá-la. A grande questão é como vivemos nossos momentos felizes, com quem os compartilhamos.
Uma troca de olhares, um sono compartilhado, uma história contada na cama... Quem sabe um dia, quando o peso do passado estiver nos esmagando, quando nosso corpo estiver vacilando e estiver prestes a sucumbir, vamos nos lembrar desses momentos de felicidade... Quem sabe até vamos nos voltar para o passado, olhar fixamente em seus olhos, e pronunciar talvez nossas últimas palavras: valeu a pena!


7 comentários:

  1. Esse é o teu texto mais sincero. O único que só tu poderia escrever. Finalmente posso dizer sem a menor sombra de dúvidas que gostei muito de um texto teu.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado brother. Realmente, esse é o meu texto mais pessoal, o primeiro que coloco mais de mim.
    Espero escrever mais textos como esse.

    ResponderExcluir
  3. Eu AMEI o texto!!!
    muito bom, parabéns! :)

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do texto, muito profundo e realista! fico feliz em saber que existem pessoas que pensam e sentem neste mundo e não apenas cópias. rá
    tentei falar bonito mai num deu muito certo

    ResponderExcluir
  5. Eu lembrei de Schopenhauer em seu livro A arte de ser feliz onde afirma que: “ Todos nós viemos ao mundo cheios de pretensões e uma delas é encontrar a felicidade e conservamos a insensata esperança de tê-la por um momento que seja.” Confesso que quando você disse que temos momentos felizes eu senti um equilíbrio entre o esperar e acontecer. Concordo que temos sim momentos felizes (e uns até que justificam a existência). É isso que torna a vida esplêndida, esses pequenos momentos, raros, que nos movem e fazem cada momento ser único. Belíssimo texto!

    ResponderExcluir
  6. poxa amigo! obrigada por quase me obrigar a ler seu texto. gostei muito. era o que eu precisava ouvir (ler) hj.
    parabéns!

    ResponderExcluir
  7. "Uma troca de olhares, um sono compartilhado, uma história contada na cama..."

    O trabalho da escrita é para pouco. Parabéns por deixar o coração falar ao longo do texto :)

    <3

    ResponderExcluir

Críticas? Sugestões?